Irã e potências discutirão retomada de negociações

Os ministros das Relações Exteriores das seis potências engajadas nas negociações sobre o programa nuclear do Irã se reunirão esta semana com representantes do governo da república islâmica em Nova York para discutir a retomada das conversações. O anúncio foi feito pela comissária de política externa da União Europeia (UE), a baronesa Catherine Ashton.

AE, Agência Estado

23 de setembro de 2013 | 11h44

Ashton afirmou ter observado "energia e determinação" para a retomada das negociações entre Irã, Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha. Ela fez o anúncio depois de reunir-se hoje com o novo ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif.

A chanceler europeia disse que ela e sua equipe voltarão a se reunir com Zarif em outubro para dar continuidade às negociações. "Mantivemos uma discussão boa e construtiva", comentou ela. "Não precisamos entrar em detalhes. O propósito desta reunião foi estabelecer como seguiremos adiante."

Os Estados Unidos e alguns de seus aliados suspeitam que o Irã desenvolva em segredo um programa nuclear bélico. O Irã sustenta que seu programa nuclear é civil e tem finalidades pacíficas, como a geração de energia elétrica e o desenvolvimento de isótopos medicinais, reservando-se o direito de explorar a energia atômica de acordo com as normas do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, do qual é signatário. Fonte: Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
ONUIrãnuclear

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.