Reuters
Reuters

Irã e potências nucleares abrem fase decisiva de negociação em Viena

Minuta do acordo deve começar a ser redigida hoje, mas ainda há divergências

O Estado de S. Paulo,

14 Maio 2014 | 09h28

VIENA - O Irã e as seis potências  nucleares do Grupo 5+1(EUA, Rússia, China, Grã-Bretanha, Alemanha e França) começam nesta quarta-feira, 14, em Viena a negociar a reta final de um acordo nuclear sobre o controvertido programa atômico persa.

"Hoje começamos a redigir o texto do acordo",disse uma fonte diplomática dos Estados Unidos, que pediu anonimato. Segundo ela, existem ainda "lacunas grandes" para alcançar um acordo completo. A fonte acredita, no entanto, que isso pode ser superado.

"Que comecemos a redigir a minuta não significa que um acordo seja iminente ou que possamos sequer conseguir um", advertiu. "Não sabemos se o Irã será capaz de tomar as difíceis decisões que deve para garantir ao mundo que não vai obter uma arma nuclear e que seu programa é totalmente pacífico."

Além disso, alertou para o que qualificou como um "excesso de otimismo" na imprensa perante os avanços conseguidos e pediu cautela devido às enormes dificuldades do processo.

Por sua parte, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Yavad Zarif, também destacou hoje o importante momento ao que se chegou nas negociações.

"Estamos em um momento sensível porque vamos negociar após várias rodadas (de contato) que foram majoritariamente uma tempestade de ideias na qual várias partes apresentaram suas opiniões", declarou em sua chegada a Viena. / EFE

Mais conteúdo sobre:
Irã EUA

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.