Irã e potências nucleares marcam nova reunião para 23/5

O Irã e um grupo de seis potências nucleares concordaram hoje em realizar uma segunda rodada de negociações sobre o programa nuclear iraniano no dia 23 de maio, em Bagdá (Iraque). O anúncio foi feito pela comissária de Relações Exteriores da União Europeia, Catherine Ashton, após mais de dez horas de conversas em Istambul, na Turquia.

ÁLVARO CAMPOS, Agência Estado

14 de abril de 2012 | 16h46

Representantes do governo iraniano conversaram com autoridades dos cinco membros com assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, além da Alemanha. Aston reconheceu que as conversas não avançaram em relação a nenhuma demanda específica para o Irã, a não ser que o país interrompa seu programa nuclear.

Mas a comissária da UE também destacou que as negociações hoje foram "construtivas" e parecem indicar que o Irã está realmente disposto a negociar. "Nós estamos esperando a próxima reunião para avançar de uma maneira bastante concreta", disse Ashton em uma coletiva de imprensa após a reunião. "Esse é um processo que, para ser bem sucedido, precisará ser sustentado". As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
programa nuclearIrãnegociações

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.