Irã elogia proposta russa para negociar programa nuclear

O Irã declarou nesta terça-feira que a proposta da Rússia para recomeçar o diálogo sobre o polêmico programa nuclear iraniano é bem-vinda, afirmou o principal funcionário da área nuclear do Irã, Saed Jalili, após reuniões com o secretário do Conselho de Segurança Nacional da Rússia, Nikolai Patrushev. "As propostas dos nossos amigos russos podem ser a base para o início das negociações de cooperação regional e internacional, particularmente no campo das atividades nucleares pacíficas", disse Jalili ao website da televisão iraniana.

AE, Agência Estado

16 de agosto de 2011 | 12h08

"Negociações para a cooperação e a estratégia para um diálogo cooperativo podem ser uma boa estratégia...nós e os seis países, como sete nações, podemos trabalhar a cooperação nesta estratégia", disse Jalili, após duas reuniões com Patrushev, que chegou ontem a Teerã.

Patrushev terá uma reunião com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, ainda nesta terça-feira.

O russo também se mostrou otimista após as reuniões com Jalili. "Estou aqui a convite de Jalili e tivemos ótimas negociações", disse Patrushev. "Nós também conversamos sobre cooperação multilateral, particularmente sobre a questão nuclear iraniana e a necessidade de interação no grupo 5 + 1 e com a Agência Internacional de Energia Atômica", disse Patrushev. O grupo 5 mais 1 engloba França, Grã-Bretanha, Rússia, China e Estados Unidos, mais a Alemanha.

As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
IrãRússiaJaliliAHmadinejadnuclear

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.