Irã envia dois navios de guerra para o Canal de Suez

O Irã está enviando dois navios de guerra para o Canal de Suez, afirmou hoje a emissora estatal Press TV. A rede de televisão, que transmite em inglês, atribuiu a informação a um funcionário da Marinha iraniana, que não foi identificado.

AE, Agência Estado

17 de fevereiro de 2011 | 12h48

A fonte, classificada apenas como um comandante, disse que os navios já estão a caminho de Suez. Segundo o funcionário, autoridades iranianas mantêm contato com funcionários egípcios para garantir a passagem. Ainda segundo a mesma fonte, os egípcios não viram nenhum problema nessa operação, informou a Press TV em seu site.

Ontem, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, já havia dito que o Irã estava enviando os dois navios de guerra para o Mar Mediterrâneo. Lieberman afirmou que esse ato era uma provocação que não seria tolerada por Israel. Segundo o chanceler, os navios seguiriam para a Líbia.

Também ontem, a autoridade do canal divulgou um comunicado sobre o tema. "A autoridade do Canal de Suez permite que todos os navios de qualquer nacionalidade cruzem a via, contanto que o país em questão não esteja em guerra com o Egito", lembrou a autoridade, notando que esta "seria a primeira vez que navios de guerra da Marinha do Irã cruzariam o Canal de Suez desde 1979". As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
IrãnaviosCanal de Suez

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.