Irã enviará domingo navio com ajuda humanitária a Gaza

Um barco iraniano com ajuda humanitária deve partir do porto de Bandar Abbas, cidade portuária no sul do país, para uma jornada de 14 dias até a Faixa de Gaza, afirmou um funcionário do Crescente Vermelho, citado hoje pela agência Isna. A embarcação "Crianças de Gaza" deve ser carregada até o sábado e parte no dia seguinte para Gaza, confirmou Abdolraouf Adibzadeh, o porta-voz do projeto.

AE, Agência Estado

22 de junho de 2010 | 13h03

Segundo ele, o navio contará apenas com dez pessoas a bordo, cinco repórteres e cinco funcionários do Crescente Vermelho. "O navio tem 1.100 toneladas de ajuda, incluindo remédios e alimentos como farinha, água mineral, arroz, óleo de cozinha, latas de atum, além de sabão, cobertores e algumas roupas, balões e bonecos para as crianças", listou Adibzadeh.

A Faixa de Gaza enfrenta um bloqueio de Israel. A decisão iraniana de enviar o navio ocorre após um comando israelense interceptar uma flotilha que seguia para Gaza com ajuda humanitária, em 31 de maio, em uma ação que deixou nove ativistas mortos e causou condenação internacional.

O Crescente Vermelho enviou um navio para Gaza em dezembro de 2008, mas a Marinha israelense impediu que ele chegasse ao empobrecido território palestino. A república islâmica não reconhece Israel e as relações pioraram nos últimos anos, com os ataques do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, contra o Estado israelense. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
GazaIrãnavioajuda humanitária

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.