Irã está construindo detonador nuclear, diz jornal

O Irã está testando um componente que detona a explosão de uma bomba nuclear. A informação foi divulgada hoje pelo jornal britânico "The Times", com base em documentos confidenciais de inteligência do Irã sobre o tema.

AE, Agencia Estado

14 de dezembro de 2009 | 09h48

A documentação, que agências de inteligência estrangeiras datam até do início de 2007, descreve o uso de uma fonte de nêutrons, o deutério, um isótopo do hidrogênio usado nos processos de fusão nuclear. Segundo especialistas independentes, não há outro uso possível para o componente, nem civil nem militar, a não ser a produção de uma arma nuclear, afirmou o "Times".

Os documentos foram recebidos por agências de inteligência de vários países ocidentais. Uma alta fonte da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) confirmou ao jornal que eles passaram pelo órgão da Organização das Nações Unidas (ONU).

O diário explica em seu site que a documentação é técnica e trata do mais delicado projeto militar nuclear do país. O "Times" afirma que os memorandos foram escritos em farsi, traduzidos para o inglês e tiveram essa tradução revisada por dois falantes de farsi de modo independente. O jornal afirma que a descoberta pode ter um impacto "explosivo", especialmente em Washington, e deve aumentar a pressão sobre os iranianos.

O Irã afirma ter apenas fins pacíficos em seu programa nuclear, como a produção de energia. Países como Estados Unidos e Israel, porém, alegam que Teerã busca secretamente construir uma bomba nuclear. O país já foi alvo de três rodadas de sanções do Conselho de Segurança (CS) da ONU por seu programa nuclear, mas se recusa a interrompê-lo. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
programa nuclearIrã

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.