Divulgação/AP
Divulgação/AP

Irã está pronto para deter ataque, diz líder supremo

Aiatolá Ali Khamenei disse que o Exército iraniano está preparado e recomendou a inimigos abandonar 'ideia de invasão'

AE, Agência Estado

12 de outubro de 2012 | 17h01

TEERà- O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, assegurou nesta sexta-feira, 12, que o exército de seu país está preparado para deter qualquer ação militar estrangeira e recomendou aos inimigos da república islâmica que abandonem "qualquer ideia de invasão".

 

Veja também:

linkProdução de petróleo do Irã é a menor em 23 anos

linkPanetta alerta para perigo de ataques virtuais

linkRússia é único país que pode parar programa do Irã, diz político israelense

 

"A prontidão das Forças Armadas iranianas é tamanha (...) que deterá o inimigo de levar adiante qualquer ideia de invasão", disse Khamenei, citado pela televisão estatal iraniana, durante visita a uma base militar no nordeste iraniano. O aiatolá, que tem a palavra final sobre todos os assuntos de Estado no Irã, disse que seu país "não pretende invadir nenhum outro, mas não sucumbirá a nenhum ataque ou agressão".

 

As declarações do aiatolá Khamenei vêm à tona em um momento no qual aumenta a tensão no Oriente Médio em meio a rumores sobre os preparativos de um ataque preventivo de Israel contra o programa nuclear do Irã.

 

Os Estados Unidos e seus aliados acusam o Irã de desenvolver em segredo um programa nuclear bélico. Teerã assegura que suas usinas atômicas têm fins estritamente pacíficos, como a geração de energia elétrica e a pesquisa de isótopos medicinais, estando de acordo com o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), do qual é signatário.

 

As informações são da Associated Press

Tudo o que sabemos sobre:
Irãataquespreparado

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.