Irã faz teste com mísseis de longo alcance

O Irã fez uma série de testes com mísseis nesta terça-feira, incluindo um de longo alcance com capacidade de atingir Israel e bases dos Estados Unidos na região, informou hoje a agência oficial iraniana Irna.

AE, Agência Estado

03 de julho de 2012 | 09h38

Os mísseis superfície-superfície atingiram seus alvos com sucesso, segundo a Irna. Também foi testado o chamado Shahab-3, de maior alcance, de acordo com a agência semioficial Fars. Os mísseis teriam alcançado distâncias de até 1,3 mil quilômetros.

"Por enquanto, lançamos mísseis a distâncias de 300 a 1,3 mil quilômetros na manobra", disse o general Amir Ali Hajizadeh, chefe da divisão aeroespacial da Guarda Revolucionária iraniana. Ele sugeriu que alguns mísseis tinham capacidade de atingir distâncias maiores.

Teerã lançou uma variedade de mísseis em exercícios anteriores, incluindo uma versão do Shahab-3 com alcance de 2 mil quilômetros.

Israel fica a cerca de 1 mil quilômetros da fronteira oeste do Irã, enquanto a Quinta Frota da Marinha dos EUA está estacionada no Bahrein, a cerca de 200 quilômetros da costa iraniana no Golfo Pérsico.

No domingo, entrou em vigor um embargo da União Europeia ao petróleo iraniano como forma de pressionar Teerã a rever seu programa nuclear. O Ocidente teme que o Irã planeje desenvolver armas nucleares, mas os iranianos alegam que o programa tem apenas fins pacíficos, como a produção de energia.

Autoridades israelenses já mencionaram a possibilidade de atacar o Irã caso os esforços diplomáticos e as sanções não consigam eliminar o que elas consideram ser uma ameaça direta. As informações são da Associated Press.

Mais conteúdo sobre:
Irãmísseis

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.