Keith Bedford/Reuters
Keith Bedford/Reuters

Irã honrará acordo nuclear se potências fizerem o mesmo, diz presidente

Ele acrescentou que as potências mundiais agora aceitam que o Irã enriqueça urânio em seu próprio solo, algo que viam antes como uma ameaça à região

O Estado de S. Paulo

03 de abril de 2015 | 15h28


DUBAI - O Irã vai honrar o acordo nuclear preliminar acertado com potências mundiais desde que elas se atenham à sua parte da negociação, disse o presidente iraniano, Hassan Rohani, nesta sexta-feira, 3, saudando o que chamou de um entendimento histórico.

O acordo preliminar, fechado na quinta-feira após oito dias de negociações na Suíça, abre caminho para uma solução para acalmar os temores ocidentais de que o Irã poderia construir uma bomba atômica, com sanções econômicas contra Teerã sendo derrubadas em troca.

"Se nós fizemos uma promessa... vamos agir com base nessa promessa. É claro que isso depende do outro lado tomar medidas sobre as suas promessas também", disse em um discurso televisionado ao vivo.

Ele acrescentou que as potências mundiais agora aceitam que o Irã enriqueça urânio em seu próprio solo, algo que viam antes como uma ameaça à região, disse. / REUTERS 

Tudo o que sabemos sobre:
IrãHassan Rohani

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.