
15 de abril de 2009 | 09h04
A agência Fars, por sua vez, citou Ahmadinejad dizendo que o pacote "será apresentado ao P5+1", em referência ao grupo composto pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e Rússia) mais a Alemanha. "O Irã manterá discussões com base neste novo pacote com o objetivo de assegurar a paz e a justiça no mundo", prosseguiu Ahmadinejad, citado pelas agências, sem fornecer detalhes.
De acordo com Ahmadinejad, o pacote em fase de preparação é uma nova versão das propostas apresentadas pelo Irã em maio de 2008, qualificadas por Teerã como uma tentativa abrangente de solucionar os problemas do mundo e que incluíam a criação de consórcios de enriquecimento de urânio e produção de combustível nuclear, inclusive um em solo iraniano. O pacote do ano passado foi apresentado depois de as potências terem proposto incentivos econômicos para ajudar o Irã a desenvolver seu programa nuclear em troca da paralisação das atividades de enriquecimento de urânio.
Na segunda-feira, o negociador-chefe do programa nuclear iraniano, Saeed Jalili, disse que seu país está pronto para negociar o fim do impasse com o grupo de seis potências. Os Estados Unidos e alguns de seus aliados suspeitam que o Irã desenvolva em segredo um programa nuclear bélico. O Irã sustenta que seu programa nuclear é civil e tem finalidades pacíficas, estando de acordo com as normas do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, do qual é signatário. As informações são da Dow Jones.
Encontrou algum erro? Entre em contato