Morteza Nikoubazl/Reuters
Morteza Nikoubazl/Reuters

Irã quer negociações sobre programa nuclear sediadas na Turquia

Governo de Ancara já anunciou estar disposto a receber diálogo entre Teerã e potências

Agência Estado

05 de janeiro de 2012 | 14h49

TEERÃ - O ministro das Relações Exteriores do Irã, Ali Akbar Salehi, disse nesta quinta-feira, 5, que a Turquia é o melhor lugar para as futuras negociações entre Teerã e as potências sobre o programa nuclear da república islâmica. Salehi deu as declarações ao lado do ministro das Relações Exteriores da Turquia, Ahmet Davutoglu, que está em visita à capital iraniana. A informação partiu da agência semioficial Isna. A Turquia anunciou que está preparada para hospedar o diálogo.

 

Veja também:

lista Veja as sanções já aplicadas contra o Irã

especialESPECIAL: Tambores de guerra no Oriente Médio

especialESPECIAL: O programa nuclear do Irã

 

No sábado, Saed Jalili, principal negociador do programa nuclear do Irã, disse que o país deseja retomar as negociações com as seis potências - Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha.

 

Jalili fez o pedido por negociações após novas sanções impostas sobre o Irã pelo Ocidente, por causa do enriquecimento de urânio praticado no programa nuclear. Enquanto os EUA e os países europeus acusam o Irã de buscar o desenvolvimento de armas nucleares, a república islâmica afirma que seu programa nuclear tem objetivos pacíficos. As informações são da Associated Press.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.