
28 de outubro de 2009 | 12h35
O despacho da agência cita uma fonte próxima ao tema, afirmando que o enviado do Irã na AIEA, Ali Asghar Soltanieh, terá um encontro amanhã com o chefe da entidade, Mohamed ElBaradei, e "dará a resposta do Irã às conversas de Viena". Segundo o texto, Soltanieh deve chegar hoje à capital austríaca. A fonte indicou à agência Mehr que o Irã propôs algumas "modificações" no plano, porém aceitou a iniciativa em linhas gerais, no que será a "resposta final" do país à proposta.
A AIEA apoiou o acordo durante conversas em Viena neste mês. O pacto prevê que o Irã envie urânio pouco enriquecido para o exterior, onde o material será convertido em combustível para uso em um reator em Teerã. O Irã responderia à proposta na sexta-feira, mas atrasou a decisão. As potências presentes nas reuniões na Áustria já demonstraram seu apoio à iniciativa.
Teerã afirma que seu programa nuclear tem apenas fins pacíficos, como a produção de energia. No entanto, países como Estados Unidos e Israel alegam que o Irã busca também produzir armas atômicas em segredo. As informações são da Dow Jones.
Encontrou algum erro? Entre em contato