Irã revela cópia de drone dos EUA

O Irã apresentou neste domingo uma sonda não tripulada que teria sido copiada de um drone norte-americano capturado em dezembro de 2011.

AE, Agência Estado

11 Maio 2014 | 19h25

"Nossos engenheiros conseguiram desvendar os segredos da sonda e copiá-los. A aeronave será submetida em breve a um voo teste", diz uma autoridade iraniana em filmagem da emissora estatal de televisão do país.

A emissora também exibiu imagens nas quais o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, visita uma exibição organizada pela Guarda Revolucionária para expor avanços militares recentes. A filmagem mostra dois drones praticamente idênticos.

"Este drone é muito importante para missões de reconhecimento", diz o aiatolá parado em frente à imitação da aeronave dos Estados Unidos.

O Irã capturou a sonda aérea RQ-170 Sentinel em dezembro de 2011. O drone norte-americano sobrevoava o território iraniano, acredita-se, em missão de espionagem. O aparelho estava praticamente intacto quando foi capturado. Os iranianos afirmam que conseguiram hackear a sonda e pousá-la. Os norte-americanos alegam ter perdido o controle da aeronave. Fonte: Dow Jones Newswires.

Mais conteúdo sobre:
Irã drone

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.