Irã revela nova instalação para mísseis

Dias após reeleição de Rohani, militares iranianos dão demonstração de força

PUBLICIDADE

Atualização:

TEERÃ - Dias depois da reeleição do presidente Hassan Rohani, o governo do Irã revelou nesta quinta-feira, 25, a construção de uma terceira instalação subterrânea para fabricar mísseis balísticos, apesar da pressão dos Estados Unidos para conter seus testes com projéteis de médio e longo alcance. 

O comandante da divisão aeroespacial dos Guardiões da Revolução, Amir Ali Hajizadeh, assegurou durante uma cerimônia na cidade de Dezfoul que esta fábrica, até agora desconhecida, foi inaugurada nos últimos anos.

O presidente do Irã, Hassan Rohani Foto: Behrouz Mehri/AFP

PUBLICIDADE

Hajizadeh, citado pelos meios de comunicação oficiais iranianos, disse que o "poder efetivo" da indústria de mísseis do Irã levou os "inimigos do país" a se oporem ao conhecimento técnico de Teerã.

Segundo ele, todo o material básico para a fabricação de mísseis foi desenvolvido e elaborado localmente e "por especialistas iranianos. "É natural que os EUA e Israel estejam preocupados e nervosos pela nossa produção e testes de mísseis (...), porque eles sempre querem que a nação iraniana esteja em uma posição de fraqueza", disse o comandante.

A primeira fábrica subterrânea de mísseis foi revelada em outubro de 2015 e, em janeiro de 2016, a televisão estatal iraniana mostrou imagens exclusivas de um túnel repleto de mísseis balísticos.

Há uma semana, o governo dos EUA anunciou um novo pacote de sanções contra dois integrantes do alto escalão de Defesa do Irã e uma empresa radicada na China por seus vínculos no programa de mísseis de Teerã.

Em represália, as autoridades iranianas impuseram sanções contra nove entidades e indivíduos dos EUA, como também fizeram em janeiro após uma medida similar de Washington. / EFE

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.