Irã substituí dólar por rublos em negociações com Rússia

Teerã substituiu o uso de dólares pelo do rublo em algumas negociações com a Rússia, disse um oficinal iraniano, neste sábado, à medida que a República Islâmica adota medidas para amenizar o impacto das sanções sobre seu banco central.

NALU FERNANDES, Agência Estado

07 de janeiro de 2012 | 10h53

Ao falar para a agência de notícias iraniana Fars, o embaixador do Irã em Moscou, Seyed Reza Sajjadi, disse que a proposta de substituir do dólar norte-americano por rublo e por rial iraniano foi inicialmente feita pelo presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, para o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, em junho passado.

"Desde então temos atuado nesta base e parte de nossas interações são feitas em rublos agora", disse Sajjadi.

Novas sanções aprovadas pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, proíbem bancos internacionais de interagir com o Banco Central do Irã.

Os "russos anunciaram claramente que não vão aceitar as sanções e que a questão nuclear iraniana é gerenciável apenas via negociações", acrescentou Sajjadi.

Irã tem substituído o dólar por moedas locais no comércio de petróleo com Índia, China e Japão, segundo a agência iraniana. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
IRãTeerãrublos

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.