Irã testa míssil com alcance de 2 mil km

Projétil poderia alcançar Israel ou leste europeu.

BBC Brasil, BBC

20 de maio de 2009 | 14h24

O Irã afirmou nesta quarta-feira que testou um novo míssil de longo alcance, de acordo com a imprensa estatal do país.

"O ministro da Defesa me disse hoje que testamos um míssil Sajjil-2 e ele atingiu seu alvo", disse o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, a uma multidão na cidade de Semnan, no norte do país, local do lançamento.

O míssil terra-terra teria alcance de dois mil km, o suficiente para atingir Israel, o leste europeu e bases americanas no Golfo Pérsico.

Ahmadinejad disse que o míssil usa combustível sólido, geralmente com melhor índice de acerto do que os que usam combustíveis líquidos, e que "ele foi além da atmosfera, voltou a atingiu o alvo".

Cancelamento

O correspondente da BBC em Teerã diz que o fato de o anúncio ter sido feito pelo presidente sugere que o evento tenha uma mensagem política.

Pouco antes, também na quarta-feira, foi confirmada a candidatura a reeleição de Ahmadinejad nas eleições de 12 de junho.

Após o anúncio do lançamento, o ministro das Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, cancelou sua viagem ao Irã porque o governo iraniano havia mudado o local da visita.

Ele se recusou a se encontrar com Ahmadinejad em Semnan e lamentou "a oportunidade perdida" de discutir o papel do Irã para a estabilização do Afeganistão e Paquistão.

O Irã insiste que desenvolve mísseis com finalidades exclusivamente defensivas, mas críticos afirmam que eles podem ser eventualmente usados para transportar ogivas atômicas. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Tudo o que sabemos sobre:
irãahmadinejadSajjil

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.