REUTERS
REUTERS

Irã testou míssil de médio alcance há 2 semanas, segundo agência de notícias

No começo de março, iranianos efetuaram vários lançamentos de mísseis de curto, médio e longo alcance em diferentes pontos do território do país

O Estado de S. Paulo

09 Maio 2016 | 11h31

DUBAI - O Irã testou com sucesso um míssil balístico de médio alcance há duas semanas, disse uma autoridade militar sênior do país, segundo reportagem da agência de notícias Tasnim nesta segunda-feira, 9.

"Testamos um míssil com alcance de 2 mil km e margem de erro de 8 metros há 2 semanas. Uma margem de erro de 8 metros significa total precisão", disse o general Ali Abdollahi, segundo a Tasnim.

No início de março, o Irã efetuou vários lançamentos de mísseis de curto, médio e longo alcance (de 300 a 2 mil km) em diferentes pontos do território iraniano, a maioria a partir de bases subterrâneas.

O programa balístico do Irã foi criticado por EUA, França, Grã-Bretanha e Alemanha, que consideram que alguns mísseis têm capacidade para transportar armas nucleares, algo que Teerã nega de maneira categórica.

Os quatro países consideraram no final de março que os testes de mísseis balísticos eram contrários às resoluções da ONU e pediram ao Conselho de Segurança a adoção de medidas contra esta violação.

O Parlamento iraniano, que tem mandato até o fim de maio, aprovou há duas semanas uma nova lei para aumentar a capacidade balística do país. /Reuters e AFP

Mais conteúdo sobre:
Irã míssil programa balístico

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.