
11 de julho de 2009 | 13h18
O governo do Irã diz estar preparando um novo pacote de propostas de negociação para o Ocidente. O ministro do Exterior iraniano, Manouchehr Mottaki, disse que as propostas tratariam de "questões políticas, de segurança e internacionais".
Mottaki falou à imprensa, em Teerã, horas depois que líderes do G8 - grupo que reúne as economias mais industrializadas do mundo e a Rússia - disseram estar chocados com a polêmica eleição presidencial iraniana.
O presidente americano, Barack Obama, disse que os líderes também estão "muito preocupados" com o programa nuclear do Irã.
Manouchehr Mottaki minimizou o mal-estar no cenário internacional dizendo que "não houve nenhuma mensagem nova do G8".
"Vamos apresentar nosso pacote que será a base para negociarmos todos os assuntos regionais e internacionais", disse o ministro iraniano, sem dar mais detalhes.
"O pacote vai ser uma boa base para conversas com o Ocidente."
Os Estados Unidos ameaçaram aplicar duras sanções caso o Irã rejeite ofertas de voltar a negociar sobre seu programa nuclear. O Irã diz que o programa tem fins pacíficos, mas o país tem sido acusado pelo Ocidente de tentar fabricar armas nucleares.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Encontrou algum erro? Entre em contato