Iraque lança operação contra militantes em Tikrit

Soldados iraquianos apoiados por helicópteros de combate lançaram uma operação neste sábado com o objetivo de retirar militantes sunitas da cidade de Tikrit, no norte do país. O local é um dos dois grandes centros urbanos tomados pelos insurgentes nas últimas semanas.

AE, Agência Estado

28 de junho de 2014 | 09h50

Os militares disseram que a operação inclui soldados, tanques e helicópteros, além de combatentes sunitas pró-governo e voluntários xiitas. Os moradores de Tikrit relataram confrontos na cidade, mas o número de mortos e feridos não ficou claro.

O oficial de segurança Jawad al-Bolani do Comando da Operação Salahuddin disse que o objetivo imediato é recuperar Tikrit, a cidade natal do ex-ditador Saddam Hussein e um dos dois grandes centros urbanos a ser tomado nas últimas semanas pelo Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) e militantes sunitas. Ele disse que não há cronograma concreto para a operação ser concluída.

Helicópteros realizaram ataques aéreos antes do amanhecer contra insurgentes que atacavam as tropas em um campus universitário em Tikrit, disse o porta-voz militar iraquiano, o tenente-general Qassim al-Moussawi. Fonte: Dow Jones Newswires.

Mais conteúdo sobre:
iraqueviolência

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.