Iraque proíbe que aviões da Turquia pousem no país

O governo do Iraque informou que a partir de amanhã aviões da Turquia estão proibidos de pousar nos aeroportos do país, após os turcos anunciarem uma medida similar, devido a uma disputa sobre dívidas iraquianas. "O ministro ordenou que os aviões turcos sejam proibidos de pousar nos aeroportos do Iraque a partir de amanhã", disse Karim al-Nuri, assessor de imprensa do ministro dos Transportes, Hadi al-Ameri. Segundo ele, a proibição inclui a região autônoma do Curdistão, no norte do país.

ÁLVARO CAMPOS, Agência Estado

19 de novembro de 2011 | 19h19

"Essa é uma reposta à decisão turca de proibir os aviões iraquianos de pousarem nos aeroportos da Turquia", comentou Nuri. "A postura do Iraque é certa e normal, considerando o que as autoridades turcas decidiram fazer, alguns dias atrás."

Segundo o assessor, a disputa está relacionada a uma dívida de milhões de dólares da estatal iraquiana Oil Marketing Organization com a Turquia. "Eles não encontraram uma forma de pressionar o Iraque a não ser proibindo nossos aviões de pousarem em seus aeroportos". As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.