Irlanda caminha para ter novo governo com Fine Gael

O partido Fine Gael está perto de conquistar o próximo governo da Irlanda, de acordo com pesquisa de boca de urna divulgada hoje. O resultado, se confirmado, representará uma reviravolta política histórica após o colapso do setor imobiliário levar o país para o limiar da bancarrota. A sondagem realizada pela emissora RTE mostrava que o Fine Gael tinha 36,1% das preferências dos eleitores, um número que pode colocar a legenda no poder, mas sem a maioria no Dail, a Câmara Baixa do Parlamento.

AE/AP, Agência Estado

26 de fevereiro de 2011 | 10h02

A pesquisa foi divulgada uma hora antes do início do processo de apuração dos votos da eleição, realizada na sexta-feira. Os eleitores irlandeses puniram nas urnas o partido governante Fianna Fail pelo desemprego de mais de 13%, pelo aumento dos impostos, corte nos empregos e pelo plano de resgate humilhante que a Irlanda teve de aceitar do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da União Europeia (UE). A sondagem revelou que o suporte ao partido Fianna Fail caiu drasticamente para o nível de 15,1%.

O levantamento, feito pessoalmente, ouviu 3.500 eleitores nas zonas de votação na sexta-feira e tem uma margem de erro de 2,5 pontos. Na eleição anterior, os números da pesquisa de boca de urna apontaram uma diferença de apenas um ponto para os resultados oficiais.

A apuração dos votos deve se prolongar durante todo o sábado, uma vez que a contagem toma por base o sistema de representatividade proporcional. Em cada rodada de contagem, o candidato menos votado é eliminado e os votos dele são direcionados para a segunda opção escolhida pelo eleitor. O processo continua até que todas as vagas sejam preenchidas.

Tudo o que sabemos sobre:
IrlandaeleiçõesFine Gael

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.