18 de agosto de 2010 | 05h48
CABUL - Dez supostos talebans morreram em uma operação das tropas internacionais e afegãs na província de Kandahar (sul do Afeganistão), informou nesta quarta-feira, 18, a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) em comunicado.
O ataque aconteceu terça-feira, em um recinto ao noroeste de Zangabad, no distrito de Panjwayi, durante uma operação de busca da Isaf para localizar um comandante taleban responsável pela distribuição de armas.
As forças conjuntas se aproximaram do local, quando vários insurgentes que estavam escondidos no interior do espaço tentaram fugir correndo e foram perseguidos pelas tropas.
Uma equipe de apoio aéreo que acompanhava a força abriu fogo, e seis insurgentes morreram no enfrentamento, explicou a Isaf. Quando as forças de segurança pretendiam abandonar o local, outros quatro insurgentes começaram a disparar e foram mortos pela aviação de apoio da Isaf.
Durante a operação, as forças internacionais encontraram e destruíram nove granadas de mão e sete de morteiro, vários tipos de munição para armas curtas e metralhadoras antiaéreas, e componentes para a fabricação de bombas.
As tropas internacionais lançaram em fevereiro uma grande operação na província vizinha de Helmand, marcada pela incerteza de seus resultados militares.
A ofensiva em Kandahar, supostamente o passo seguinte das forças aliadas para conseguir seu alvo de debilitar a insurgência em 2010, foi adiada, e por enquanto a Isaf informa frequentemente sobre operações em diferentes distritos da província.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.