Isaf mata 10 supostos talebans no sul do Afeganistão

Insurgentes estavam escondidos em um recinto quando tentaram fugir ao ver as tropas internacionais

Efe

18 de agosto de 2010 | 05h48

CABUL - Dez supostos talebans morreram em uma operação das tropas internacionais e afegãs na província de Kandahar (sul do Afeganistão), informou nesta quarta-feira, 18, a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) em comunicado.

O ataque aconteceu terça-feira, em um recinto ao noroeste de Zangabad, no distrito de Panjwayi, durante uma operação de busca da Isaf para localizar um comandante taleban responsável pela distribuição de armas.

As forças conjuntas se aproximaram do local, quando vários insurgentes que estavam escondidos no interior do espaço tentaram fugir correndo e foram perseguidos pelas tropas.

Uma equipe de apoio aéreo que acompanhava a força abriu fogo, e seis insurgentes morreram no enfrentamento, explicou a Isaf. Quando as forças de segurança pretendiam abandonar o local, outros quatro insurgentes começaram a disparar e foram mortos pela aviação de apoio da Isaf.

Durante a operação, as forças internacionais encontraram e destruíram nove granadas de mão e sete de morteiro, vários tipos de munição para armas curtas e metralhadoras antiaéreas, e componentes para a fabricação de bombas.

As tropas internacionais lançaram em fevereiro uma grande operação na província vizinha de Helmand, marcada pela incerteza de seus resultados militares.

A ofensiva em Kandahar, supostamente o passo seguinte das forças aliadas para conseguir seu alvo de debilitar a insurgência em 2010, foi adiada, e por enquanto a Isaf informa frequentemente sobre operações em diferentes distritos da província.

Tudo o que sabemos sobre:
Isaf, Afeganistão, talegans

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.