
12 de dezembro de 2020 | 14h28
TEL AVIV - Israel estabeleceu relações diplomáticas neste sábado, 12, com o Butão, uma nação de maioria budista vizinha à Índia, disse o Ministério das Relações Exteriores de Israel.
As novas relações de Israel com a nação relativamente isolada do Himalaia não parecem estar relacionadas aos laços nascentes sob acordos patrocinados pelos EUA com países árabes e muçulmanos no Oriente Médio e na África.
O acordo segue vários anos de contatos secretos entre Israel e Butão com o objetivo de estabelecer relações, disse o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado.
"O círculo de reconhecimento de Israel está crescendo e se expandindo. O estabelecimento de relações entre nós e o Reino do Butão servirá como outro marco no aprofundamento dos laços de Israel na Ásia", disse o chanceler israelense Gabi Ashkenazi.
O Butão tem laços diplomáticos completos com apenas 53 países, disse o Ministério das Relações Exteriores de Israel.
Uma cerimônia de assinatura foi realizada entre os embaixadores de Israel e do Butão na Índia neste sábado, disse o Ministério das Relações Exteriores. Os países concordaram em formular um plano de trabalho conjunto nas áreas de gestão da água, agricultura, saúde e outras áreas, acrescentou.
O primeiro-ministro israelense Binyamin Netanyahu saudou o acordo, acrescentando: "Estamos em contato com outros países que desejam se associar e estabelecer relações conosco."
A mudança ocorre dois dias depois que Israel e Marrocos concordaram em normalizar os laços em um acordo mediado com a ajuda dos EUA, tornando-o o quarto país árabe - depois dos Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Sudão - a suspender as hostilidades com Israel nos últimos quatro meses. /REUTERS
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.