Israel ameaça anular acordos de paz com Palestina

Um documento do ministério de Relações Exteriores de Israel afirmou que o país instruiu seus diplomatas a alertarem outros governos de que os acordos históricos de paz no Oriente Médio podem ser anulados se os Palestinos buscarem reconhecimento internacional na Organização das Nações Unidas (ONU) este mês.

AE, Agência Estado

14 de novembro de 2012 | 10h42

Segundo uma lista de pontos diplomáticos obtida pela Associates Press nesta quarta-feira, uma decisão de elevar o status da Palestina ao posto de Estado não-membro da ONU "daria a Israel o direito de reconsiderar e anular" os acordos interinos de 1990 com os palestinos. O documento alerta para "graves consequências", incluindo "respostas unilaterais israelenses" não especificadas.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, frustrado com os anos de impasse nos esforços para a paz, disse que irá recorrer à ONU no dia 29 de novembro. Os Estados Unidos e Israel afirmam que os palestinos só poderão conquistar a independência por meio de negociações. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
IsraelPalestinaOnu

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.