Israel ataca Gaza e militantes reagem com foguetes

Palestinos lançaram pelo menos 10 foguetes em Israel, segundo militares israelenses

PUBLICIDADE

Por AE
Atualização:

Atualizado às 14h33

 

PUBLICIDADE

JERUSALÉM - Aeronaves militares israelenses atingiram alvos na Faixa de Gaza, enquanto militantes palestinos lançaram uma série de foguetes no território do país, nesta sexta-feira, 19. Ontem, terroristas realizaram o mais mortífero ataque contra israelenses em três anos, aumentando a tensão regional.

 

Veja também:linkBomba explode na fronteira egípcia com Gaza e deixa mortos e feridoslinkEUA pedem mais segurança no Sinailink'Agressores pagarão caro', diz premiêlinkHamas nega autoria, mas elogia açãolinkIsrael responde e mata seis em Gaza

 

Homens armados aparentemente saídos de Gaza cruzaram a fronteira e realizam os ataques no sul de Israel, perto da fronteira com o Egito. A emboscada contra veículos civis deixou oito mortos - seis civis e dois membros das forças de segurança que haviam se dirigido ao local para reagir ao ataque.Os ataques coordenados são um sinal de alerta para Israel em sua fronteira com a península do Sinai. A área era tranquila sob o governo de Hosni Mubarak no Egito, porém o líder foi deposto em fevereiro e a área está mais instável, sob o controle de tribos beduínas.O novo pico de violência ameaça atrapalhar os laços já frágeis entre Israel e Egito, além de piorar o conflito entre Israel e o Hamas em Gaza. O grupo militante muçulmano palestino controla essa região, enquanto o grupo laico Fatah, do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, administra a Cisjordânia.

 

Foguetes

 

Hoje, militantes em Gaza lançaram pelo menos 10 foguetes em Israel, segundo militares israelenses. Um deles caiu perto de uma sinagoga na cidade portuária de Ashdod e feriu seis israelenses.O principal porta-voz militar de Israel, Yoav Mordechai, disse que era "muito cedo" para afirmar se uma ampla escalada em Gaza era iminente. Segundo ele, a reação israelense será proporcional à do Hamas no caso. Jerusalém responsabiliza o grupo pelos ataques de quinta-feira, apesar de o Hamas ter negado envolvimento.As forças israelenses reagiram horas após os ataques de ontem, com uma ação aérea em Gaza que matou cinco integrantes do grupo conhecido como Comitês de Resistência Popular. Entre os mortos estava o líder do grupo.

 

Publicidade

Um porta-voz, Abu Mujahid, disse que nem confirmaria nem negaria a participação do grupo no ataque dentro de Israel, porém afirmou que militantes se vingariam pelas mortes em Gaza.

 

A reação israelense continuou por toda a noite e pela manhã de sexta-feira em Gaza, atacando túneis usados para contrabando e locais usados por atiradores, segundo militares israelenses. O Hamas afirmou que duas crianças, com 3 e 13 anos, foram mortas nessas ações de Israel.As informações são da Associated Press.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.