Israel e EUA concordam em adiar exercício militar

Israel e os Estados Unidos concordaram em adiar um exercício de defesa militar marcado para a primavera, informou hoje uma autoridade de segurança, em meio a crescentes tensões regionais sobre o programa nuclear do Irã. "Israel e os Estados Unidos concordaram em adiar a manobra planejada para a primavera", disse a autoridade sob condição de anonimato. "Os exercícios vão acontecer entre agora e o final de 2012", completou a fonte, sem dar detalhes.

AE, Agência Estado

15 de janeiro de 2012 | 19h17

Mais cedo, a rádio pública havia informado que o exercício "Austere Challenge 12" seria adiado para o final de 2012 por preocupações orçamentárias, citando fontes militares. A rádio militar, citando uma autoridade da Defesa, afirmou que o exercício estava sendo adiado para evitar "manchetes desnecessárias em um período de tensão".

A manobra seria a maior realizada pelos dois aliados, e era considerada uma oportunidade para mostrar sua força militar conjunta em um momento de crescente preocupação com as ambições nucleares do Irã. Israel, os EUA e grande parte da comunidade internacional acusam o Irã de usar seu programa nuclear para mascarar a produção de armas, acusação que Teerã nega. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
IsraelEUAexercício militar

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.