Jim Hollander/Efe
Jim Hollander/Efe

Israel está pronto para ataque terrestre em Gaza, diz jornal

De acordo com o portal israelense 'Ynetnews, militar assegura que o país poderia lançar operação por terra

estadão.com.br,

12 de março de 2012 | 17h36

TEL AVIV - Em entrevista ao portal Ynetnews, do jornal israelense Yediot Aharonot, um oficial de alto escalão do Exército assegura que o país estaria pronto para realizar um ataque por terra na Faixa de Gaza em resposta ao novo ciclo de ataques visto nos últimos dias. Segundo o militar, que não foi identificado no texto do Ynetnews, Israel "tem tudo o que necessita para realizar um ataque, caso seja preciso". Segundo ele, "não há controle em Gaza, nem distinção entre as forças políticas e militares do Hamas".

 

Veja também:

especialMAPA: As fronteiras da guerra no Oriente Médio

 

Na entrevista, o oficial garantiu que o Irã e a Jihad Islâmica na capital síria, Damasco, têm encorajado os ataques dos palestinos contra Israel. De acordo com ele, "não há um final em vista" para a nova escalada de violência. O militar disse, ainda, que o Hamas está pouco envolvido nos ataques recentes e responsabilizou a Jihad Islâmica, que "registrou aumento da popularidade em Gaza" pela violência.

 

As declarações foram feitas após a escalada de violência entre palestinos e Israel nos últimos quatro dias. Nesta segunda-feira, 12, Israel interceptou dois mísseis lançados pelos palestinos rumo ao seu território. De acordo com as forças armadas do país, 85% dos ataques feitos por militantes na Faixa de Gaza foram bloqueados. Por outro lado, Israel afirma ter matado 22 palestinos, incluindo comandantes da Jihad Islâmica e civis.

Tudo o que sabemos sobre:
IsraelataqueGazamilitar

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.