Israel lança satélite capaz de monitorar o Irã

Israel lançou hoje, de uma base no sul de seu território, um novo satélite de espionagem, anunciou o Ministério da Defesa do país. A sonda, segundo a rádio pública do Estado judeu, seria capaz de monitorar as ações do Irã.

AE, Agência Estado

22 de junho de 2010 | 17h55

"O Estado de Israel lançou o satélite Ofek 9 a partir da base de Palmachim", informou o Ministério, por meio de nota, minutos depois do lançamento. "O resultado do lançamento está sendo analisado por uma equipe técnica."

O Ministério da Defesa não divulgou detalhes, mas a rádio pública israelense informou que o módulo, assim como os satélites antecessores da série Ofek, seria capaz de obter imagens em alta resolução e era destinado a monitorar o programa nuclear iraniano.

Israel acusa o Irã de desenvolver em segredo um programa nuclear para fins bélicos. O governo iraniano, signatário do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), nega e assegura que suas usinas atômicas têm fins estritamente pacíficos de geração de energia elétrica e pesquisa. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.