Israel não planeja atacar Irã, diz presidente russo

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, disse hoje que autoridades israelenses lhe garantiram que não pretendem atacar o Irã, num momento em que crescem as tensões entre os dois países.

AE-AP, Agencia Estado

20 de setembro de 2009 | 18h45

Em entrevista à rede americana de TV CNN, Medvedev também disse que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, fez neste mês uma visita secreta a Moscou, que incluiu um encontro com o presidente russo. Numa transcrição da entrevista divulgada pelo Kremlin, Medvedev fala sobre um possível apoio ao Irã em caso de ataque de Israel.

Embora a Rússia não tenha um acordo de defesa com o Irã, "isso não significa que gostaríamos de ficar ou ficaremos indiferentes a um acontecimento desses. Isso é a pior coisa que se pode imaginar", Medvedev disse sobre um possível ataque de Israel. "O que aconteceria depois disso? Desastre humanitário, um grande número de refugiados, desejo de vingança do Irã - e não apenas contra Israel, para ser franco, mas contra outros países também."

"Mas meus colegas israelenses disseram que não estão planejando agir dessa maneira, e eu confio neles", disse Medvedev.O presidente russo não deixou claro se estava se referindo também a Netanyahu, mas citou o presidente israelense, Shimon Peres, como a fonte da informação. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
IsraelIrãataques

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.