28 de março de 2011 | 17h34
JERUSALÉM - O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou nesta segunda-feira, 28, a nomeação de Yoram Cohen, um veterano responsável dentro dos organismos de segurança, como o próximo chefe do serviço de segurança de Israel, o Shin Bet.
Cohen já fazia parte do órgão e é o primeiro judeu ortodoxo escolhido como o principal responsável deste organismo. Ele substituirá o atual chefe do serviço de segurança interior israelense Yuval Diskin, cujo mandato termina em 15 de maio. Ainda é necessária a autorização do Comitê Turkel, encarregado de autorizar as nomeações, para que a indicação de Cohen se torne efetiva.
Nascido em Israel e com 30 anos de experiência dentro do Shin Bet, Cohen completou seu serviço militar na Brigada Golani, enquanto participava de um programa especial destinado a recrutas judeus.
Ao anunciar a indicação de Cohen nesta segunda-feira, Netanyahu louvou seu antecessor por sua "importante e efetiva" contribuição como chefe do Shin Bet nos últimos seis anos. "Tenho certeza de que lhe agradecendo pelo seu trabalho, o faço em nome de todos os cidadãos de Israel", disse o chefe do Executivo israelense. "Yoram foi o ponta-de-lança da atividade da agência no decorrer dos últimos anos", declarou Netanyahu ao justificar a escolha. Cohen é "um verdadeiro homem de campo", prosseguiu.
Espera-se que o próximo responsável do Shin Bet dê continuidade aos planos de Diskin de reduzir a equipe e despesas, assim como de aumentar o uso de tecnologias avançadas e garantir uma maior flexibilidade operacional.
A mudança no comando do Shin Bet ocorre em um momento de repentina escalada da tensão entre israelenses e palestinos, depois de meses de relativa calma.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.