Israel quer que Estados Unidos ameacem Teerã

Israel está pressionando o presidente dos EUA, Barack Obama, para que faça uma ameaça explícita de ação militar contra o Irã caso as sanções fracassarem e o programa nuclear de Teerã avançar além dos limites especificados, informou nesta quinta-feira o jornal britânico "The Guardian", em sua página na internet, citando fontes diplomáticas anônimas.

Agência Estado

02 de março de 2012 | 03h35

O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, espera que a questão seja discutida em uma reunião na Casa Branca, na segunda-feira, após semanas de intensas ações diplomáticas, em que Obama enviou a Jerusalém altos funcionários, incluindo da Inteligência, Segurança Nacional e chefes militares, na tentativa de refrear uma discussão sobre eventual ataque ao Irã, disse o jornal britânico.

Diplomatas disseram que Israel está indignada com a posição de Obama, que tem depreciado a possibilidade de uma ação militar inicial contra o Irã, dizendo que isso enfraquece a perspectiva de Teerã levar a sério as advertências de Israel, informou o "The Guardian". As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
IsraelEUAIrã

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.