Israel reabre fronteira com Gaza

Israel reabriu nesta quinta-feira os entroncamentos na fronteira com a Faixa de Gaza que haviam sido fechados depois de milicianos palestinos terem disparado foguetes em direção ao sul israelense durante a visita, na semana passada, do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, à região.

AE, Agência Estado

28 de março de 2013 | 13h21

Os foguetes disparados na direção de Sderot causaram danos, mas não deixaram vítimas. Os disparos levaram Israel a fechar o único entroncamento comercial do sitiado território palestino litorâneo e a restringir o fluxo de civis somente a casos humanitários. Israel também diminuiu o trecho do litoral que pode ser usado por pescadores palestinos.

Hoje, Israel reabriu o entroncamento comercial e voltou a permitir que palestinos com autorização para atravessar a fronteira entrassem em seu território. As restrições à pesca, no entanto, foram mantidas.

Também nesta quinta-feira, o exército informou a detenção, na véspera, de cinco líderes do Hamas na Cisjordânia, entre eles o deputado Mohammed Jamal Natshe. Ao longo dos últimos anos, Israel tem prendido repetidamente legisladores do Hamas, considerado "terrorista" pelo governo do país. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
IsraelpalestinosGazafronteiraHamas

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.