Israel reabre fronteira com Gaza

Israel reabriu nesta quinta-feira os entroncamentos na fronteira com a Faixa de Gaza que haviam sido fechados depois de milicianos palestinos terem disparado foguetes em direção ao sul israelense durante a visita, na semana passada, do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, à região.

AE, Agência Estado

28 de março de 2013 | 13h21

Os foguetes disparados na direção de Sderot causaram danos, mas não deixaram vítimas. Os disparos levaram Israel a fechar o único entroncamento comercial do sitiado território palestino litorâneo e a restringir o fluxo de civis somente a casos humanitários. Israel também diminuiu o trecho do litoral que pode ser usado por pescadores palestinos.

Hoje, Israel reabriu o entroncamento comercial e voltou a permitir que palestinos com autorização para atravessar a fronteira entrassem em seu território. As restrições à pesca, no entanto, foram mantidas.

Também nesta quinta-feira, o exército informou a detenção, na véspera, de cinco líderes do Hamas na Cisjordânia, entre eles o deputado Mohammed Jamal Natshe. Ao longo dos últimos anos, Israel tem prendido repetidamente legisladores do Hamas, considerado "terrorista" pelo governo do país. As informações são da Associated Press.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.