Israel testa com sucesso sistema contra foguetes

Israel testou com sucesso um sistema de alta tecnologia desenvolvido para proteger civis de ataques de foguetes disparados por grupos militantes de Gaza e do sul do Líbano, informou o Ministério da Defesa. Funcionários do ministério disseram hoje que o desenvolvimento do sistema Cúpula de Ferro (Iron Dome) está dentro do programado e deve estar concluído até 2010, quando deve interceptar foguetes disparados por militantes de Gaza.

AE-AP, Agencia Estado

27 de março de 2009 | 20h25

Um comunicado do Ministério divulgado ontem à noite diz que, numa série de testes realizados nesta semana, o sistema foi confrontado com foguetes do tipo disparado por militantes palestinos e libaneses e "operou com sucesso tendo em vista os alvos dos testes". O comunicado, que chamou o teste de "marco", não especifica o que foi feito durante os testes e não disse se o sistema realmente derrubou foguetes com um míssil interceptador.

Oficiais do ministério, que falaram em condição da anonimato, disseram que a primeira interceptação deve acontecer no final de 2009. Desenvolvido a um custo de mais de US$ 200 milhões, o sistema tem o objetivo de atingir mísseis de pequeno e médio alcance atirados contra Israel pelo Hamas e pelo Hezbollah.

Tudo o que sabemos sobre:
IsraelfoguetesGazaLíbano

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.