Israel treina exército para deter nova flotilha

O exército de Israel está promovendo exercícios militares para deter uma nova flotilha humanitária que em breve tentará romper o bloqueio naval imposto pelo Estado judeu à Faixa de Gaza. De acordo com a Rádio do Exército de Israel, comandos estão treinando a ocupação de navios. A intenção dos militares israelenses seria tornar a operação mais rápida e reduzir assim a possibilidade de confronto com os tripulantes da embarcação invadida. Uma porta-voz do exército não revelou detalhes do treinamento.

AE, Agência Estado

15 de junho de 2011 | 19h13

No ano passado, um ataque israelense contra uma flotilha internacional com destino à Gaza resultou na morte de nove ativistas, sendo oito turcos e um norte-americano. A violência da operação militar causou controvérsia no cenário internacional. Israel alega que seus soldados tentaram "apenas se defender" dos tripulantes que tentaram resistir à invasão do barco.

A expectativa é de que uma nova flotilha humanitária saia no fim de junho de diversos portos europeus com destino a Gaza. A Faixa de Gaza é governada pelo Hamas. Na prática, porém, Israel bloqueia o acesso ao território litorâneo por terra, ar e mar. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
IsraelexércitoflotilhaFaixa de Gaza

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.