Itamaraty mandará dois ônibus para retirar brasileiros de Sendai

Operação será realizada nesta sexta-feira e levará resgatados até a província de Saitama

Luciana Fadon Vicente, estadão.com.br

17 de março de 2011 | 12h43

 

 

SÃO PAULO - O Ministério das Relações Exteriores informou nesta quinta-feira, 17, por meio da sua assessoria de imprensa que enviará mais dois ônibus para retirar brasileiros que se encontram na região de Sendai, uma das regiões mais afetadas no Japão pelo terremoto de 9,0 e o consequente tsunami.

 

Veja também:

blog Twitter: Siga a correspondente Cláudia Trevisan, que está no Japão

especial Infográfico: Entenda o terremoto maiores tragédias dos últimos 50 anos

especial Especial: A crise nuclear japonesa

documento Relatos: envie textos, vídeos e fotos para portal@grupoestado.com.br

som Território Eldorado: Ouça relato do embaixador e de brasileiros no Japão

mais imagens Galeria de fotos: Tremor e tsunami causam destruição

blog Arquivo Estado: Terremoto devastou Kobe em 1995

 

Segundo a assessoria, os dois ônibus que sairão de Tóquio devem retirar os brasileiros nesta sexta-feira, e levá-los até a cidade de Kamisato, na província de Saitama, parte central do Japão, com chegada prevista para a manhã de sábado.

 

A operação, que conta também com um caminhão para o transporte da bagagem e mantimentos, além e uma van de apoio, será comandada novamente pelo empresário brasileiro Walter Saito. Uma diplomata da Embaixada do Brasil no Japão e um funcionário do Consulado em Tóquio também participaram do resgate.

 

Ainda não se sabe o número de brasileiros que serão resgatados. De acordo com o Itamaraty, o total de pessoas transportadas só será conhecido quando os ônibus chegarem na região afetada. Também pode ocorrer o transporte de estrangeiros, como aconteceu na quarta-feira, quando 26 brasileiros, junto com outros 11 cidadãos de outros países foram retirados das províncias de Fukushima e Miyagi.

 

Não foi descartada a possibilidade do envio de mais um ônibus para Fukushima, segundo o Itamaraty. Os brasileiros que procuram familiares ou desejam obter mais informações podem contactar o Consulado do Brasil em Tóquio pelos telefones 00-XX-813-5488-5665 e 00-XX-81-50-6860-6242, ou pelo e-mail assistencia@consbrasil.org.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.