Japão, China e Coreia do Sul devem se reunir em maio

Os governos do Japão, China e Coreia do Sul estão finalizando planos para realizar reuniões trilaterais entre os dias 25 e 26 de maio em Seul, de acordo com o jornal Nikkei em sua edição de sexta-feira.

AE, Agência Estado

15 de março de 2013 | 03h45

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, está considerando realizar reuniões separadas com o novo premiê da China, Li Keqiang, e a nova presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye.

Este será o primeiro encontro oficial entre os três países asiáticos desde que tensões pesaram sobre as relações de Tóquio com Pequim e Seul. O Japão tem enfrentado a disputa das ilhas Senkaku no Mar da China Oriental com a China e questões territoriais sobre um grupo de ilhas no Mar do Japão com a Coreia do Sul.

Os ministros das Relações Exteriores de cada país se reunirão em Seul em abril. Os três países tem se revezado para presidir os encontros trilaterais anuais de chanceleres desde que o Japão sediou a primeira cúpula em 2008. O sexto encontro desta série será a primeira reunião de cada ministro de Relações Exteriores desde a mudança de liderança na China e na Coreia do Sul. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
japãochinacoreia do sulreunião

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.