Japão e Coreia do Sul discutem questão nuclear em outubro

Será a primeira visita de Hatoyama a um país asiático desde que ele tomou posse no dia 16 de setembro

Efe,

28 de setembro de 2009 | 02h09

O primeiro-ministro do Japão, Yukio Hatoyama, se reunirá com o presidente da Coreia do Sul, Lee  yung-bak, no dia 9 de outubro em Seul, para falar das relações entre os dois países e o programa nuclear norte-coreano. Segundo informou nesta segunda-feira, 28, a agência japonesa Kyodo, a visita de Hatoyama à Coreia do Sul é a primeira que realiza o líder japonês a um país asiático desde que tomou posse de seu cargo no dia 16 de setembro.

 

O encontro entre Hatoyama e Lee acontece um dia antes que estes se reúnam em Pequim com o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, em uma cúpula trilateral. De acordo com fontes dos Governos de Tóquio e de Seul, está previsto que em sua reunião bilateral, Hatoyama e Lee falem também sobre uma possível visita do imperador do Japão, Akihito, à Coreia do Sul no próximo ano.

 

O presidente sul-coreano expressou este mês sua esperança de que o imperador visite seu país para "colocar fim à distância" entre as duas nações um século depois que começou a presença colonial japonesa na península coreana.

Tudo o que sabemos sobre:
JapãoCoreia do SulCoreia do Norte

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.