Japão propôs retomar negociações com norte-coreanos

O Japão propôs em 3 de março retomar as negociações formais com a Coreia do Norte, na China, informou a agência de notícias Kyodo News, citando uma fonte do governo. A fonte disse que a Coreia do Norte aparentemente não deu uma resposta.

AE, Agência Estado

10 de março de 2014 | 03h17

O encontro do início deste mês ocorreu em Shenyang, no nordeste da China. Estiveram presentes na reunião informal Keiichi Ono, diretor da divisão do Nordeste da Ásia do Ministério de Relações Exteriores do Japão, e Ryu Song Il, chefe para assuntos japoneses no Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Norte.

O Japão também considera essa uma importante oportunidade para discutir o sequestro de japoneses por norte-coreanos nos anos 1970 e 1980.

As conversas formais envolvendo autoridades seniores do Ministério de Relações Exteriores dos dois países foram suspensas após um lançamento de um satélite norte-coreano em dezembro de 2012, o que outros países condenaram como um teste para a tecnologia de mísseis de longa distância e uma atitude em desacordo com as resoluções do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
Japãocoreia do norte

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.