PUBLICIDADE

Japoneses são hospitalizados na China por alto nível de radiação

Cidadãos internados para diagnóstico e tratamento; nível de radiação não representa perigo

Por Efe
Atualização:

 

 

XANGAI - Dois cidadãos japoneses foram hospitalizados brevemente na China depois de as autoridades locais terem detectado altos níveis de radiação em sua chegada ao país, informou nesta sexta-feira, 25, o consulado do Japão em Xangai.

 

PUBLICIDADE

Veja também:blog Twitter: Siga a correspondente Cláudia Trevisan, que está no Japãoespecial Infográfico: Entenda o terremoto maiores tragédias dos últimos 50 anosespecial Especial: A crise nuclear japonesadocumento Relatos: envie textos, vídeos e fotos para portal@grupoestado.com.brsom Território Eldorado: Ouça relato do embaixador e de brasileiros no Japãoblog Arquivo Estado: Terremoto devastou Kobe em 1995

 

Segundo esta fonte, os dois japoneses receberam alta e neste momento seu paradeiro é desconhecido, mas as autoridades chinesas assinalaram que entraram no país através da cidade de Wuxi, na província de Jiangsu.

 

A Administração Estatal de Supervisão da Qualidade, Inspeção e Quarentena (AQSIQ, pela sigla em inglês) assinalou em seu site que os níveis de radiação dos dois japoneses "superavam gravemente os níveis normais de radiação".

 

Devido a este motivo, acionaram as autoridades sanitárias e ambientais, e os dois cidadãos japoneses foram internados no Segundo Hospital Filiado de Suzhou para diagnóstico e tratamento.

Os especialistas consideram, segundo a AQSIQ, que o nível de radiação dos dois japoneses "não representa um perigo para os demais".

 

O consulado só pôde confirmar que dois cidadãos japoneses foram hospitalizados anteontem na cidade de Suzhou, capital da província de Zhejiang, cerca de 80 quilômetros ao norte de Xangai, e que receberam alta no mesmo dia.

Publicidade

 

Por enquanto, a legação diplomática japonesa assegurou que desconhece a origem dos viajantes, seu ponto de entrada na China e o propósito de sua estadia no país. O consulado também não pôde informar se os dois cidadãos do país procediam de alguma região próxima à zona afetada pelo acidente nuclear da usina Fukushima.

 

Trata-se do primeiro caso de japoneses localizados na China com níveis alarmantes de radiação desde que ocorreu o acidente, embora na manhã desta sexta-feira uma embarcação japonesa da companhia Mitsui OSK Lines tenha ficado retida no porto de Xiamen, na província de Fujian, por níveis anormais de radiação em seu casco.

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.