Jato francês derruba avião da Líbia, informam EUA

Um avião de combate da França derrubou hoje um avião militar da Líbia, aparentemente quando ele estava pousando na cidade de Misurata, disse um funcionário dos Estados Unidos. Caso confirmado, o incidente seria o primeiro da derrubada de um avião líbio desde que as potências ocidentais começaram a atacar com mísseis e ataques aéreos o país, no sábado, após a aprovação de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU pela criação de uma zona de exclusão aérea no país para proteger civis.

AE, Agência Estado

24 de março de 2011 | 15h01

Por volta das 8h30 (horário de Brasília), "um (caça) Rafale francês, após identificação visual, disparou e destruiu um G-2/Galeb do regime de (Muamar) Kadafi em Misurata", disse o funcionário dos EUA, referindo-se ao avião líbio fabricado na ex-Iugoslávia e usado para ataques ao solo e reconhecimento. "Nós acreditamos que o Galeb estava pousando", disse o funcionário, notando que a informação era um "relatório inicial" e que alguns dados em torno do ataque ainda não estão confirmados.

Jatos franceses dispararam em uma base aérea a 250 quilômetros da costa do Mediterrâneo, informaram hoje oficiais militares. Além disso, ataques foram realizados na capital, Trípoli, pelo sexto dia consecutivo. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
LíbiaataquesFrançaaviãoEUA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.