Jiabao vai Coreia do Norte e cita desarmamento nuclear

O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, se reuniu hoje com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Il. A visita é um aparente sinal de que o regime norte-coreano está disposto a retomar as conversações sobre o seu programa nuclear.

AE-AP, Agencia Estado

04 de outubro de 2009 | 14h00

A televisão estatal chinesa "CCTV" disse que Wen mencionou o tema do desarmamento nuclear na reunião com Kim, ao dizer ao norte-coreano que uma península coreana livre de armas nucleares seria o melhor para todos.

Kim recebeu o primeiro-ministro chinês no Aeroporto de Pyongyang na manhã de hoje, num gesto incomum para com o premiê chinês, que não é chefe de Estado. A visita de Wen, de três dias, é acompanhada com atenção porque pode revelar indícios de que a Coreia do Norte está disposta a restabelecer contato com os negociadores internacionais após meses de boicote às conversações para o desarmamento nuclear.

Pequim foi a anfitriã das negociações para o desarmamento nuclear da Coreia do Norte, das quais participaram também Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul e Rússia.

Imagens exclusivas da Associated Press Television mostram Kim recebendo Wen no aeroporto, com o governante norte-coreano usando óculos escuros e um traje marrom.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.