
03 de abril de 2013 | 10h28
Anteriormente, Kerry havia planejado iniciar a viagem na próxima semana para reuniões em Londres e, a seguir, na Coreia do Sul, China e Japão. Mas ele adiantou sua partida para sábado para apoiar a reaproximação entre Turquia e Israel intermediada pelo presidente Barack Obama durante sua visita à região duas semanas atrás, informaram as fontes, em condição de anonimato, já que a viagem não foi oficialmente divulgada.
Kerry também vai discutir questões regionais, como a Síria e o processo de paz no Oriente Médio. Turquia e Israel já foram fortes aliados, mas as relações pioraram desde o ataque de Israel em 2010 a uma flotilha turca, que se dirigia para a Faixa de Gaza, que deixou oito turcos e um turco-americano mortos.
No mês passado, Obama ajudou a intermediar uma ligação telefônica do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu para seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, na qual Netanyahu pediu desculpas pela missão.
A Turquia havia exigido um pedido de desculpas como condição para a retomada das relações. Netanyahu havia, até então, se recusado a se desculpar, afirmando que os soldados israelenses agiram em autodefesa após serem atacados por ativistas. As informações são da Associated Press.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.