Jornal diz ter obtido todos os telegramas do WikiLeaks

O jornal norueguês Aftenposten informou hoje ter conseguido todos os mais de 250.000 telegramas diplomáticos norte-americanos que vêm sendo divulgados paulatinamente pelo site WikiLeaks, dedicado ao vazamento de arquivos secretos. Ole Erik Almlid, editor do Aftenposten, disse que o jornal não tem nenhuma restrição quanto ao uso a ser feito do material e publicará reportagens citando os telegramas caso julgue relevante. Ainda de acordo com ele, trechos de documentos originais também serão divulgados no site do periódico na internet.

AE, Agência Estado

23 de dezembro de 2010 | 17h08

Almlid se recusou a revelar como o Aftenposten obteve os documentos, mas disse que a direção do jornal não pagou por eles. Até o momento, o WikiLeaks divulgou apenas cerca de 1.900 dos mais de 250.000 telegramas de que dispõe. O teor dos documentos vazados pelo WikiLeaks tem sido publicado por diversos veículos de comunicação ao redor do mundo, alguns dos quais fizeram acordo com o site. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
WikiLeakstelegramasjornalNoruega

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.