T.J. Kirkpatrick / The New York Times
T.J. Kirkpatrick / The New York Times

Justiça rejeita recurso de Trump sobre divulgação de documentos financeiros

Advogado do presidente americano anunciou que levará a questão à Suprema Corte

Redação, O Estado de S.Paulo

14 de novembro de 2019 | 09h42

WASHINGTON - Uma corte de apelações dos Estados Unidos rejeitou na quarta-feira, 13, um recurso do presidente Donald Trump contra uma decisão prévia da Justiça que autoriza o Congresso a exigir que ele entregue seus documentos financeiros.

O advogado Jay Sekulow, citado pela imprensa americana, já anunciou que levará a questão à Suprema Corte.

A decisão envolve os assuntos financeiros de Trump antes e após sua eleição como presidente, em um período que vai de 2011 a 2018.

Os democratas afirmam que Trump inflou o valor de seus bens para obter empréstimos, e também o acusam de ocultar supostos conflitos de interesse.

Para Entender

O processo que pode levar ao impeachment de Trump

É possível que o presidente americano seja deposto? Como ficam as eleições americanas de 2020? Fique por dentro dessas questões com este conteúdo especial

Diante das suspeitas, uma comissão da Câmara de Deputados ordenou em abril à antiga empresa contábil de Trump, a Mazars, o envio de uma série de documentos financeiros do atual presidente.

A Casa Branca, que denuncia "assédio" político, recorreu à Justiça para bloquear a determinação da Câmara, como já havia feito diante de outros requerimentos do Congresso. Na quarta, a corte de apelações se negou a revisar o caso. / AFP

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.