Kadafi diz que informações sobre sua fuga ao Níger é 'guerra psicológica'

Em declaração, ditador líbio incitou seus seguidores a lutarem contra rebeldes: 'A meus amados líbios, tendes que defendê-la contra estes traidores', diz

Efe,

08 Setembro 2011 | 05h01

TRÍPOLI - O coronel líbio Muammar Kadafi qualificou nesta quinta-feira, 8, em mensagem de áudio divulgada pela rede de televisão síria Al Rai, de "guerra psicológica" e "mentiras" as informações sobre sua possível fuga ao Níger.

 

Em sua declaração, Kadafi incitou os líbios a levantarem suas armas contra os rebeldes e acusou o Conselho Nacional de Transição (CNT) de ser uma frente dos poderes ocidentais.

 

Veja também:
forum OPINE: 
Onde se esconde Kadafi?
especialESPECIAL: Quatro décadas de ditadura na Líbia
lista ARQUIVO: ‘Os líbios deveriam chorar’, dizia Kadafi

 

"A todos meus amados líbios, a terra líbia é vossa e tendes que defendê-la contra estes traidores, os cachorros, aqueles que estiveram na Líbia e que tentam apoderar-se da terra", acrescentou Kadafi.

 

"Foram espiões para os italianos e agora são espiões para a França. Todos estes germes e ratos... Capturai todos os que trabalham com a Otan e o Reino Unido para bombardear nosso país e matar os líbios e as nossas crianças", disse Kadafi.

 

O ministro das Relações Exteriores do Níger, Mohamed Bazoum, insistiu na quarta-feira, 7, em Argel que Muammar Kadafi não está em seu país.

 

"Desminto categoricamente a informação que circula sobre a presença de Kadafi ou de algum de seus filhos no Níger", disse Bazoum em declarações recolhidas pela agência nacional de notícias argelina "APS" durante sua participação em uma conferência internacional sobre o terrorismo na região do Sael.

 

Além disso, ressaltou que se Kadafi se encontrasse no Níger, as autoridades estudariam a possibilidade de entregá-lo ao Conselho Nacional de Transição (CNT), máxima autoridade rebelde líbia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.