Kadafi e dois filhos estão escondidos ao sul de Tripoli

Muamar Kadafi e seus filhos Saadi e Seif al-Islam estão na cidade líbia de Bani Walid, ao sul de Tripoli, informou a agência de notícias italiana Ansa nesta segunda-feira, citando "fontes diplomáticas líbias". A Ansa usou a mesma fonte, em Roma, a qual afirmou mais cedo que a esposa de Kadafi, Safiya, outros dois filhos, Hannibal e Mohammed, e a filha Aisha fugiram para a Argélia. A chancelaria argelina confirmou mais tarde que a esposa, a filha e os filhos, além de alguns netos de Kadafi, estão na Argélia.

AE, Agência Estado

29 de agosto de 2011 | 15h33

O jornal milanês Corriere della Sera também publicou que Kadafi está em Bani Walid.

A Ansa diz que outro filho de Kadafi, Khamis, está "quase certamente" morto e que deve ter perdido a vida durante a retirada de Tripoli para Bani Walid.

No domingo, os insurgentes líbios disseram que Khamis, cuja morte já foi anunciada várias vezes, foi morto em um confronto na cidade de Tarhuna, ao sudeste de Tripoli.

Bani Walid fica 100 quilômetros ao sul de Tripoli. Na semana passada, o ex-primeiro-ministro líbio, Abdel Salem Jalloud, que fugiu para Roma, disse que Kadafi estava escondido ao sul de Tripoli. "Existem duas possibilidades: ou ele está escondido ao sul de Tripoli ou já deixou o país há algum tempo", disse Jalloud.

O líder do Conselho Nacional de Transição dos rebeldes, Mustafá Abdel Jalil, alertou nesta segunda-feira para que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) não abandone os ataques contra as forças de Kadafi, ao dizer que ele "ainda é um perigo não apenas para a Líbia como para o resto do mundo".

"É por isso que continuamos a pedir à coalizão que continue a nos apoiar", disse Abdel Jalil em reunião com os chefes de Estado-Maior dos países envolvidos no conflito líbio.

As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
LíbiaKadafiSeif al-Islam

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.