
25 de agosto de 2011 | 15h37
Kadafi disse que a Líbia pertence ao seu povo. "Ela não pertence à França, ou a Sarkozy ou à Itália. Destruam o inimigo, lutem como seus antepassados lutaram contra os italianos. Não tenham medo deles, tenham medo de Alá (Deus)", incitou o governante.
A breve mensagem de voz foi levada ao ar por duas emissoras de televisão pró-Kadafi, a Al-Urubah da Líbia e a Al Rai da Síria.O apelo do cambaleante líder líbio é feito no momento em que intensos combates irromperam na capital Tripoli, enquanto os insurgentes tentam reforçar seu controle sobre o país magrebino rico em petróleo, informa o Wall Street Journal.
"Não tenham medo deles (da Otan e dos rebeldes)...Os rebeldes são poucos e vocês são muitos", disse Kadafi. "Lutem contra eles de rua a rua, em cada beco... A Otan não poderá bombardear vocês porque não poderá bombardear também os rebeldes", disse Kadafi. "Não temam os bombardeios da Otan. São apenas bombas que fazem barulho", disse.
Mas cedo nesta quinta-feira, o porta-voz de Kadafi, Moussa Ibrahim, disse que o governante esta seguro em seu esconderijo e na liderança da luta contra os rebeldes. Ibrahim disse em chamada telefônica à Associated Press que o governante está na Líbia e que seu moral está alto.
Kadafi está "na realidade liderando a batalha pela nossa liberdade e independência", disse Ibrahim, que foi reconhecido por sua voz, disse a AP.
As informações são da Dow Jones.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.