Kadafi prepara fuga, afirma TV americana

A TV NBC afirmou ontem que o ditador líbio, Muamar Kadafi, estaria se preparando para fugir do país nos próximos dias. A rede americana citou como fonte funcionários do Pentágono. Segundo eles, "relatórios dos serviços de inteligência indicam que Kadafi está fazendo planos para deixar a Líbia com sua família".

Reuters, O Estado de S.Paulo

20 de agosto de 2011 | 00h00

"Os relatórios indicam que ele (Kadafi) poderia ir para a Tunísia, onde é possível que receba asilo político", afirma a NBC. Segundo fontes, o governo dos EUA nunca esteve tão otimista a respeito de uma vitória dos rebeldes e crê que a fuga de Kadafi seria "uma questão de dias". Na quarta-feira, o secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta, afirmou que "as forças de Kadafi estão na defensiva" e os dias do líder "estão contados". Fontes sírias revelaram que Abdel Salam Jalloud, ex-braço direito de Kadafi, fugiu de Trípoli para as montanhas do oeste do país.

Trípoli sofreu ontem nova onda de ataques aéreos da Otan, enquanto forças insurgentes anunciaram avanços por terra. Densas colunas de fumaça foram vistas em Bab el-Aziziya, onde fica a residência de Kadafi. Forças rebeldes avançaram ontem sobre a cidade de Zlitan, a oeste de Trípoli. Elas já dominam as duas principais estradas que levam à capital e continuam fustigando as tropas do ditador em Zawiya e ao sul de Trípoli.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.