Karzai lidera eleição afegã com 48% das urnas apuradas

Presidente aparece com 45,8% dos votos; resultado parcial aponta para realização de segundo turno

31 de agosto de 2009 | 10h49

A comissão eleitoral do Afeganistão informou nesta segunda-feira, 31, que o presidente Hamid Karzai mantém boa vantagem, com quase a metade das seções eleitorais do país apuradas. Karzai aparece com 45,8% dos votos, enquanto o principal opositor, o ex-ministro de Relações Exteriores Abdullah Abdullah, tem 33,2% dos votos.

 

Veja também:

especial Especial: 30 anos de violência e caos no Afeganistão 

lista Perfil: Hamid Karzai é favorito à reeleição no Afeganistão

lista Perfis: Ex-ministros são os principais rivais de Karzai

mais imagens Fotos: Galeria de imagens do clima eleitoral 

 

Karzai precisa de 50% dos votos mais um para evitar um segundo turno. A comissão divulga devagar os resultados parciais da eleição de 20 de agosto, alvo de muitas reclamações de fraudes e intimidação. A parcial divulgada nesta segunda-feira é baseada no votos de 48% das seções eleitorais afegãs.

 

Por enquanto, a Comissão Eleitoral registrou um total de 3.029.352 votos, 2.869.562 deles válidos e sobre os quais calculou a porcentagem de cada candidato, mas ainda não ofereceu nenhum dado de participação.

 

As eleições presidenciais, as segundas após a queda do regime taleban em 2001, começaram no último dia 20 junto às de conselhos provinciais. Os resultados estão à espera de centenas de impugnações por causa de irregularidades e só serão definitivos em meados de setembro, após funcionários investigarem as denúncias de fraudes.

Tudo o que sabemos sobre:
eleiçõesAfeganistão

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.